Continuando com a visão geral sobre o XP, veremos agora que ele baseia-se em 4 valores fundamentais:
• FeedBack
• Comunicação
• Simplicidade
• Coragem
Falamos no post anterior que o cliente aprende com a suas necessidades a partir do momento que ele passa a manipular o sistema sendo desenvolvido. Com isso, ele gera o nosso primeiro valor (FeedBack).
O FeedBack é o mecanismo fundamental, onde o cliente conduz o desenvolvimento do sistema de forma que a equipe direcione as suas atenções e ações para aquilo que o cliente acha que tem mais valor.
Assim, para que o cliente possa compartilhar do seu aprendizado no decorrer do desenvolvimento com a equipe, é necessario que haja um canal de comunicação entre eles. Essa comunicação "permite que todos os detalhes possam ser tratados com a atenção e agilidade que merecem". Portanto, a comunicação deve ser da forma mais direta e eficaz, buscando aproximar os indivíduos envolvidos no processo.
O outro ponto de valor crucial para que tudo possa ocorrer bem com o desenvolvimento, é a simplicidade. Com ela nós podemos garantir que o cliente possa aprender durante o projeto gerando assim um feedback rápido. É necessário aprender que o valor da simplicidade nos ensina que devemos implementar apenas aquilo que é suficiente para atender a necessidade do cliente. Traduzindo de um outro modo, devemos implementar somente aquilo que resolve o problema de hoje, problemas futuros devem ser resolvidos no futuro.
Por último, nossa "equipe precisa ser corajosa e acreditar que. utilizando as praticas e os valores do XP, será capaz de fazer o software evoluir com segurança e agilidade". Isso porque o sistema é feito de forma incremental, a equipe diverssas vezes irá realizar manutenção do software criando outras funcionalidades. Assim, pode ocorrer de alterar algo que já vinha funcionando com precisão, o que leva a riscos e falhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário